23 de novembro de 2022
Tempo de leitura • 5 min
Grupo que importou ilegalmente mais de 70 mil garrafas de vinho para o RS é alvo de operação da PF
Um carro e 120 caixas de bebidas foram apreendidas na ação; mais R$ 3 milhões em impostos federais deixaram de ser pagos, segundo a investigação.
A Polícia Federal do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), a operação Reino Proibido, contra uma organização suspeita de importar de forma ilegal mais de 72 mil garrafas de vinhos da Argentina para o Estado. Foram apreendidas 120 caixas de bebidas durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Eldorado do Sul e um em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. Um veículo, em nome de um dos investigados, também foi apreendido durante a ação.
A PF estima que o grupo realizava cerca de 10 viagens por mês para a Argentina e que, até o momento, mais de R$ 3 milhões em impostos federais referentes à importação não foram recolhidos.
A investigação começou em abril deste ano, após um homem ser preso com 392 garrafas de vinho sem procedência em Lajeado, no Vale do Taquari. Segundo a PF, na época, ele não apresentou o comprovante de pagamento dos tributos de importação.
Posteriormente, a PF identificou que a carga apreendida pertencia ao dono de uma loja de bebidas em Eldorado do Sul.
O nome da operação faz referência a um dos investigados, que, conforme a investigação, dizia aos amigos que iria se tornar o “Rei dos Vinhos”.
« Página inicial