4 de fevereiro de 2025
Tempo de leitura • 5 min
Procon e Decon de MS são capacitadas para identificar falsificações
Equipes do Procon Mato Grosso do Sul e da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) participaram, nesta terça-feira (4), de workshop para identificar produtos falsificados de diversas marcas.
Advogados da BPG (Grupo de Proteção à Marca), organização sem fins lucrativos que combate o mercado ilegal no país, Marcelo Toledo de Camargo e Fernando Bononni destacaram que os detalhes fazem a diferença na hora de diferenciar entre itens originais e falsos.
“Dificilmente um produto de uma grande empresa ou marca vai ter alguma falha e o produto falsificado, por muitas vezes, vai trazer falhas de acabamento, de costura, bordado, colagem”, pontua Marcelo, ressaltando os riscos ofertados à saúde pelos itens falsos.
“Eles podem causar lesão ao consumidor que corre e faz esporte com um tênis falsificado sem nenhuma qualidade. A camiseta pode ter tinta tóxica na composição”.

Ações integradas
O delegado titular da Decon, Reginaldo Salomão, avalia que a capacitação oportuniza o aprimoramento de ações interinstitucionais de controle e repressão aos crimes contra as relações de consumo, além de garantir que os consumidores do Estado tenham acesso a produtos de qualidade.
Superintendente do Procon, Patrícia Mara da Silva esclarece que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) assegura aos consumidores o respeito à dignidade, saúde e segurança. Assim, os fiscais da instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) tem atuado para coibir eventuais abusos que causem prejuízos à população.
“Essa capacitação qualifica e fortalece ainda mais o trabalho que já desempenhamos”.
Kleber Clajus, Comunicação Procon Mato Grosso do Sul
Fotos: Kleber Clajus
https://www.procon.ms.gov.br/procon-e-decon-de-ms-sao-capacitadas-para-identificar-falsificacoes/
« Página inicial