9 de fevereiro de 2018
Tempo de leitura • 5 min
Mais de 10 toneladas de tênis sem comprovação fiscal são recolhidas em Uruguaiana, estima polícia
Estabelecimento onde estavam os produtos foi interditado para que militares fizessem a remoção, que no final da noite ainda não havia terminado.
A Polícia Civil estima que mais de 10 toneladas de tênis sem origem comprovada estejam sendo recolhidas na tarde desta quarta-feira (7) em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O estabelecimento onde estavam os produtos foi interditado para que militares fizessem a remoção, que no final da noite ainda não havia terminado.
Os calçados foram encontrados durante uma fiscalização em conjunto entre a Policia Federal e a Receita Federal, que teve início nesta terça (6), com a apreensão de produtos importados, como eletrônicos sem documentação que a polícia acredita que seja descaminho. Também foi recolhida uma quantia de dinheiro nacional e estrangeiro, que poderia ser usada para câmbio clandestino.
O caso dos tênis foi repassado à Polícia Civil devido às suspeitas de crime de propriedade intelectual e contra as relações de consumo. Segundo a delegada Alessandra Siqueira, o proprietário da loja onde estavam os tênis apresentou notas fiscais de Minas Gerais. No entanto, a Polícia Civil entrou em contato com os fabricantes, e eles informaram que não há indústrias na origem informada.
Com apoio do Exército, a polícia deu início à remoção dos produtos, que seriam encaminhados para a Receita Federal. A delegada estima que mais de 10 toneladas já tenham sido transportadas. “Estamos fazendo a pesagem. Não estamos individualizando, o que é impossível. Acho que vai dar mais de 10 toneladas. De manhã, foram três caminhões e deu cinco toneladas. E à tarde, deram várias viagens”, disse.