3 de fevereiro de 2026
Tempo de leitura • 5 min
Analistas-Tributários atuam na apreenção de mercadorias ilegais em Roraima
Roupas, calçados, bolsas e perfumes com indícios de falsificação seriam levados para Manaus; volume excedia bagagem pessoal dos 42 passageiros

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram, na noite da última segunda-feira (26), na apreensão de mercadorias irregulares transportadas em um ônibus interestadual em Boa Vista, capital de Roraima. A ação ocorreu de forma conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A abordagem ocorreu no posto de fiscalização da BR-174, durante a inspeção de um veículo que fazia o trajeto entre Lethem, na Guiana, e Manaus (AM), transportando 42 passageiros. Durante a fiscalização, os servidores identificaram grande quantidade de produtos sem nota fiscal e com suspeita de falsificação.
De acordo com a Receita Federal, o volume de itens trazidos do exterior foi considerado incompatível com o conceito de bagagem pessoal dos passageiros, caracterizando indícios de tentativa de comercialização irregular. Entre as mercadorias retidas estavam roupas, calçados, bolsas e perfumes.
Após a abordagem, o ônibus e os passageiros foram encaminhados à sede da Receita Federal em Boa Vista. As mercadorias irregulares foram retidas no mesmo dia. O veículo foi lacrado para vistoria e liberado para a empresa responsável pelo transporte na terça-feira (27).
Fonte: g1
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
« Página inicial

