18 de outubro de 2013
Tempo de leitura • 5 min
Ação antipirataria no DF apreende 15 mil óculos falsos e prende 12 pessoas
Uma operação do Comitê de Combate à Pirataria do Distrito Federal apreendeu nesta sexta-feira (18) 15 mil óculos falsificados na Feira dos Importados de Brasília, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Segundo a Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops), doze pessoas foram presas, entre elas sete chineses.
A pasta informou que a apreensão foi a segunda maior do ano. As 16 bancas que comercializavam os óculos funcionavam no bloco D do centro comercial. As investigações tiveram duração de duas semanas.
Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DCPim), onde prestaram depoimento e assinaram termo circunstanciado. A pena para falsificação de produtos varia de um e três de prisão ou multa.
A DCPIM vai encaminhar as cópias das ocorrências envolvendo os chineses presos durante a operação à Polícia Federal. “Com a documentação, a PF poderá verificar a situação deles no país e até mesmo impedir a renovação de permanência no território nacional”, afirma o delegado-chefe da DCPim, Luiz Henrique Sampaio.
A operação contou com apoio de 50 servidores, entre agentes da Seops, policiais da DCPim e homens da Polícia Militar. Uma amostra do material foi levada para o Instituto de Criminalística da Polícia Civil para perícia. Em seguida, os produtos vão para o depósito da Central de Guarda de Objetos de Crime (Cegoc), para serem destruídas.
Fonte e foto: G1
« Página inicial